GfMiGfYlTpA5GpCiGSz7TSWiGi==

Verão de Lenço Vermelho: O livro proibido na Rússia

O livro “Verão de Lenço Vermelho” é um romance escrito por Katerina Silvánova e Elena Malíssova. As autoras são de origem ucraniana e russa, respectivamente.

A história se passa na União Soviética dos anos 1980 e segue dois garotos, Iura e Volódia, que vivem um relacionamento proibido. Vinte anos depois, Iura retorna ao acampamento onde passou o último verão com Volódia, agora em ruínas, relembrando o amor que viveram.

O livro foi banido na Rússia devido ao seu conteúdo LGBTQIA+, que foi considerado como “propaganda LGBT” e “desfiguração da ideia da União Soviética” por ativistas e políticos anti-LGBTQIAP+. As autoras enfrentaram ameaças de morte e tiveram que deixar o país por questões de segurança. Em dezembro de 2022, uma lei foi aprovada na Rússia, banindo toda a literatura queer e qualquer menção a temas LGBTQIA+.

As críticas alegavam que a obra “desfigurava a ideia do que era a União Soviética” e “promovia valores ocidentais”.

Simultaneamente, o Parlamento Russo já estava elaborando uma legislação mais rigorosa, que visava criminalizar qualquer demonstração LGBT em mídias de todo tipo, incluindo livros e filmes.

Foi assim que o livro de Silvánova e Malíssova se tornou um símbolo de resistência da comunidade LGBT .

Comentários0

Type above and press Enter to search.