Nos últimos anos, os drag kings têm ganhado mais visibilidade na cena drag global, quebrando barreiras e conquistando espaço em uma indústria ainda dominada pelas drag queens. Esses artistas desconstroem o gênero e reinventam a masculinidade performática com criatividade, humor e talento.
Os drag kings são principalmente artistas performáticos do sexo/gênero feminino que se vestem de drag masculino e personificam os estereótipos de gênero masculinos como parte de uma rotina individual ou de grupo. Um típico show de drag pode incorporar dança, atuação, comédia stand-up e canto musical, ao vivo ou sincronizando os lábios com faixas pré-gravadas. Os drag kings costumam atuar como personagens masculinos exageradamente machos, retratando masculinidades marginalizadas, como trabalhadores da construção civil, rappers, ou personificando celebridades masculinas
Conheça alguns dos drag kings mais famosos no mundo:
Apesar da crescente popularidade e visibilidade, os drag kings ainda enfrentam preconceito tanto dentro quanto fora da comunidade LGBTQIA+. Em muitos eventos drag, kings relatam ser frequentemente marginalizados ou vistos como “menos drag” em comparação com as queens. Essa resistência é fruto do predomínio histórico das drag queens na mídia e no entretenimento, o que acaba limitando o espaço e as oportunidades para artistas que performam masculinidade. No entanto, esses artistas continuam a ganhar espaço e desafiar preconceitos, mostrando que a arte drag é diversa e inclusiva.
A luta por visibilidade continua, mas com talentos como esses em destaque, a presença dos drag kings se fortalece cada vez mais, ajudando a redefinir o que significa ser um artista drag no mundo de hoje.
Comentários0